quarta-feira, 21 de abril de 2010

MÁ QUALIDADE DA ÁGUA COMPROMETE VIDA NO SEMIÁRIDO:

Pesquisadores da Paraíba e do Rio Grande do Norte anunciaram que a qualidade da água dos açudes e rios do semiárido brasileiro está seriamente comprometida por um fenômeno chamado de eutrofização.

De acordo com o especialista José Luiz Attayde, que é um dos pesquisadores envolvidos no estudo, 43 açudes, dos 45 monitorados no Rio Grande do Norte, estão eutrofizados, isto é, apresentam excesso de nutrientes na água – sobretudo, fósforo e nitrogênio –, o que compromete as condições de vida na região. O mesmo fenômeno se repete nos rios que cortam o semiárido, como, por exemplo, o Rio Apode.

Entre as consequências da eutrofização estão:
– a perda da biodiversidade;
– o aumento da concentração de materiais orgânicos e gases tóxicos na água, o que compromete a vida dos seres aquáticos, principalmente peixes;
– a floração de cianobactérias, que se fixam na musculatura dos peixes e, ao serem ingeridas pelo homem, podem afetar o sistema neurológico e órgãos como o fígado e o pâncreas
– e a perda da qualidade da água para consumo humano.

Segundo os pesquisadores, o processo de eutrofização pode se manifestar de forma natural, mas é agravado por ações humanas, como o despejo de lixo doméstico e industrial nas águas, além da prática intensiva de piscicultura, entre outros fatores. De acordo com os especialistas, para recuperar a qualidade das águas do semiárido é preciso ações urgentes de prevenção e correção, como captação e tratamento de esgoto e incentivo a melhores práticas de agricultura por parte da comunidade local.
Fonte: Nosso Semiárido

Nenhum comentário:

Postar um comentário