quarta-feira, 21 de abril de 2010

RUÍNAS DA ANTIGA VÁRZEA DA CAATINGA:


Eu sou as ruínas de uma casa de farinha. Meu dono era José Bertoldo. Eu estou situada na antiga Várzea da Caatinga (Rafael Godeiro-RN). Aqui nessas fotos, voces verão apenas a prensa e parte da casa velha onde era a casa de farinha. Aonde foram parar as outras peças que me compunham ?. Meu dono sonhou durante muitos anos em me construir; derramou muito suor para me ver pronta, bonita e admirada por todos. Eu fui muito admirada e invejada por muita gente. Fui muito frequentada na época das farinhadas. Eu funcionava todos os dias; fazendo farinha para alimentar o povo da Várzea da Caatinga. Em dias de farinhada; eu ficava completamente cheia de rapazes, moças e trabalhadores movimentando essa prensa; raspando mandioca, espalhando no forno; colocando lenha no forno; enchendo caçuás e uma infinidade de serviços. Infelizmente, meu dono morreu e eu fiquei completamente abandonada. Hoje, o mato toma conta do que ainda me resta. O que ainda me resta é apenas essa prensa, que está exposta ao sol e a chuva; sem que ninguém faça nada para me preservar. Onde estão os governantes que não fazem nada para que eu seja tombada como patrimônio histórico; posto que, eu fiz parte da história do município de Rafael Godeiro.

2 comentários:

  1. Caro Campos, parabéns pela matéria... sou rafaelense e tenho esse mesmo sentimento que vc demonstrou nesse post, sentimento de abandono de nossa história. Já fui a farinhada de Zé Bertoldo, quando criança lembro perfeitamente todos esses detalhes que descreveu, não so na de Zé Bertoldo como também na de seu Antonio Cortez.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde sou de Patu; Caro redator, lí com muita atenção sua materia, e não pude deixar de me indignar com o teor desta matéria, pois como você, sou eu, gosto e dou muitissimo valor a coisas e fatos histórcos de uma cidade, como Rafael Godeiro tem sua história sua vida, Patu também tem, e tem também políticos INCOMPETENTES ( os que estão à frente da atual administração ) que não dão valor a sua história, Patu tem vários prédios historicos que não estão mais nem em ruinas, pois já se apoçaram dos prédios e já construiram outras coisas em cima, e a historia daqueles prédios que um dia fez a história de Patu, VIROU FUMAÇA, eu fico INDIGNADA...

    ResponderExcluir