sábado, 26 de setembro de 2009

CURIOSIDADES:

Você sabia que na casa de Jesus havia cisterna?
O uso de cisternas para captar água da chuva é utilizado no mundo há mais de seis mil anos. Na casa onde Jesus Cristo viveu nas proximidades de Jerusalém, por exemplo, havia um destes reservatórios. Esse fato foi constatado nos escombros ainda existentes no local. Atualmente, em Jerusalém, pode ser vista em cada casa uma cisterna. A cena se repete em cidades de todas as nações de clima semi-árido. Na província de Ganzu, no norte da China, existem 400 mil cisternas e mais 100 mil são construídas pelo governo local a cada ano.

Como é que se forma o arco-íris?
A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo - formando uma imagem conhecida pelos cientistas como espectro. O espectro é uma faixa de sete listas principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul e anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas da chuva, que funcionam como um prisma de cristal.

Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?
O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário