quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ANTIGO ENGENHO É REATIVADO NA ZONA RURAL DE JANDUÍS-RN:

janduis-engenho

Um antigo engenho para o cultivo e processamento de cana-de-açúcar foi reativado na comunidade rural de Lanchinhas. A iniciativa, além de reativar a produção de mel e de rapadura naquela localidade, garantiu a geração de emprego e de renda para sete famílias janduienses que residem na zona rural de Janduís.

No passado, a comunidade rural de Lanchinhas era conhecida, em toda a região do médio-oeste potiguar, justamente por esse tipo de cultivo. De acordo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Franciso Almeida Neto, o engenho era reconhecido pela quantidade e qualidade dos produtos fabricados e comercializados em Janduís e em outros municípios circunvizinhos. Apesar de toda essa tradição, o engenho já havia sido desativado há mais de vinte anos.

A reativação do engenho partiu dos novos proprietários da fazenda “Lanchinhas”, que levaram em consideração o histórico de produção do engenho e a própria tradição local. Para o secretário, a iniciativa representa um impacto positivo na comunidade, tendo em vista a contratação de pessoal para a produção de mel e de rapadura e ainda serve de exemplo empreendedor para outras comunidades rurais de Janduís.

Almeida Neto ressalta que a Prefeitura de Janduís trabalha no sentido de apoiar as iniciativas de desenvolvimento social e empreendedorismo, sobretudo no setor agrícola. Ele adianta que a Secretaria deve contatar o escritório do SEBRAE para relatar a experiência e garantir apoio orientacional a essa e outras iniciativas de empreendedorismo aplicado nas comunidades rurais de Janduís.

Ele relembra que, nos últimos anos, a Prefeitura vem garantindo a permanência do homem do campo nas comunidades rurais com incentivos que vão desde o corte de terras, distribuição de sementes, técnicas de ensilagem e de armazenamento, além de investimentos em hortas familiares e criação de animais. A produção da zona rural atende as escolas municipais, creche, hospitais e grupos de idosos com alimentos agroecológicos e de boa qualidade. Programas como o Seguro-Safra e o Compra-Direta e parcerias com a Emater e o SEBRAE são demonstrativos do trabalho que vem sendo realizado para incentivar o meio rural.

Fonte: Blog Suébster Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário