quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

VACINAÇÃO CONTRA A PESTE SUÍNA CLÁSSICA:

O Governo do Estado pretende imunizar 120 mil suínos até o dia 18 de março, quando se encerra a vacinação contra a peste suína clássica.

As doses foram adquiridas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sem ônus para o produtor. A aplicação é feita exclusivamente pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), sob coordenação e supervisão técnica da Superintendência Federal de Agricultura.

A imunização teve início nos municípios de Mossoró, Macaíba, Ceará-Mirim e Arês, áreas com grande concentração de suinoculturas. Em seguida, será estendida a todo o Estado, com a parceria das prefeituras municipais na mobilização das comunidades rurais e na cessão de funcionários para auxiliar na campanha.

Segundo a diretora de Sanidade Animal do Idiarn, Tereza Ribeiro, a vacinação faz parte da estratégia de continuar protegendo o rebanho suíno do Rio Grande do Norte que foi atingido no ano passado por um foco de peste suína clássica. Em razão disso, foi preciso sacrificar um grande número de animais em Mossoró e outras regiões do Estado.

Tereza Ribeiro informou que na campanha realizada no ano passado foram vacinados 90% dos animais em mais de 11 mil propriedades no Estado. Para este ano a expectativa de que todos os suínos sejam vacinados, atingindo a meta de 100% da campanha.

Os suínos do Rio Grande do Norte podem ser exportados para abate, mas não podem ser vendidos para reprodução por ser o único Estado com vacinação.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário