sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO:

Nações Unidas, 16 out (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apostou em "um compromisso multilateral" na luta contra a fome que aborde com maior eficácia a tarefa de assegurar a alimentação dos mais de mil milhões de seres humanos que passam necessidades alimentícias.

Em mensagem emitida por ocasião da celebração hoje do Dia Mundial da Alimentação, o principal responsável das Nações Unidas solicitou que se respalde a estratégia proposta pelo organismo para combater a insegurança alimentar sofrida por um setor crescente da população dos países mais pobres do planeta.

"O desafio que representa a segurança alimentar requer um compromisso multilateral, criatividade e liderança", afirmou o secretário-geral, que também pediu a cada país para desenvolver sua própria estratégia interna para impulsionar a agricultura e criar redes de assistência social para os mais vulneráveis.

Ban ressaltou a importância de aumentar os investimentos na produção e distribuição de alimentos, dois dos pilares da estratégia delineada pelo organismo mundial após a crise alimentar causada em 2008, pelo aumento dos preços nos mercados mundiais.

Dentro dessa proposta se encoraja as ajudas e colaboração aos pequenos agricultores, e assistência para aumentar a produtividade e resistência de seus cultivos, assim como a criação de redes de proteção social e a facilitação de seu acesso justo ao mercado.

Ban advertiu que a volatilidade dos mercados de alimentos, a crise econômica internacional, a mudança climática e os conflitos causaram um "espetacular" aumento do número de pessoas que carecem de um acesso assegurado à alimentação.

Ao mesmo tempo, ressaltou que a comunidade internacional já se pôs em ação para combater esta realidade e assinalou o compromisso alcançado nesta matéria no dia 26 de junho na cidade italiana de L'Aquila por 26 países e 14 organismos multilaterais.

Estas ações receberão um impulso adicional na Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar que acontece do dia 16 ao dia 18 de novembro em Roma, onde serão analisadas as estratégias adotadas em nível nacional e regional para combater a fome.

Fonte: BOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário