segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PROGRAMA ESCOLA ATIVA:


A Secretaria Municipal de Educação de Rafael Godeiro-RN, promoveu no dia 17 do mês em curso um Micro-centro para os professores participantes do Programa Escola Ativa. Os Micro-centros estão programados para ser feitos a cada mês e faz parte da formação continuada em serviço para os professores que atuam em escolas da zona rural e que lecionam em salas multisseriadas, público alvo do Programa Escola Ativa.

O Micro-centro é uma das estratégias do Programa Escola Ativa, que proporciona a troca de experiências, a oportunidade para os professores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como discutirem dificuldades em relação ao processo ensino-aprendizagem e à metodologia adotada pelo Programa, além de constituir um espaço para teorização, estudos, trocas de experiências, vivências, desencadeando um processo de avaliação e autoavaliação.

De acordo com a coordenadora do Programa, o objetivo do evento é aperfeiçoar a metodologia adotada pela Escola Ativa, e que o resultado foi muito positivo, uma vez que aprendemos muito com a troca de experiência e que todos os participantes se envolverem bastante em todas as atividades realizadas. A coordenadora explica que a Escola Ativa constitui-se de uma estratégia metodológica voltada para as classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida nessas classes situadas na zona rural, e que a avaliação dos alunos que fazem parte desse sistema é processual e paralela, de forma conceitual, e que eles recebem uma aprendizagem coletiva, amenizando, portanto a evasão escolar,sendo mais voltada para a zona rural.

Vale destacar também que o público-alvo do programa, além dos alunos e professores, está os formadores de escolas com classes multisseriadas em escolas do campo e equipes técnicas das secretarias estaduais e municipais de educação envolvidos com as classes multisseriadas.

Fonte: Prefeitura de Rafael Godeiro-RN

2 comentários: