sábado, 12 de dezembro de 2009

ESTADO VAI CONSTRUIR MAIS DE MIL CISTERNAS EM MUNICÍPIOS DO RN:


Com o objetivo de disponibilizar o acesso à água para as famílias que sofrem com os efeitos da seca, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), firmou convênio com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) para a construção de 1.150 cisternas em 13 municípios da região do semi-árido potiguar. Cada cisterna terá a capacidade de armazenar 16 mil litros de água, garantindo o abastecimento de uma família de até oito membros por um ano. A partir deste final de semana, as famílias beneficiadas vão receber um curso de capacitação para aprender a gerenciar os recursos hídricos disponíveis.

O projeto é uma continuação do Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social, que em parceria com o Governo do Estado e Seapac, já construiu mais de quatro mil reservatórios de armazenamento de água em 64 municípios do Rio Grande do Norte. O novo convênio firmado com o Seapac é da ordem de R$ 1,8 milhões, e compreende toda a parte de capacitação e construção das cisternas.

Nessa etapa do projeto, serão beneficiados os municípios de Assu (50), Acari (50), Cruzeta (60), Cerro Corá (100), Carnaubais (50), Jardim do Seridó (90), Lajes (100), Santana do Matos (100), Serra Negra do Norte (300), São Fernando (40), São João do Sabugi (60), Severiano Melo (70) e Triunfo Potiguar (80), ampliando de quatro mil para 5.150 o número de cisternas. A construção de novos reservatórios vai atingir um universo de 50 mil pessoas até junho de 2010.

A capacitação das famílias beneficiadas começa neste final de semana, no município de Serra Negra do Norte. De acordo com o gerente do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), Pablo Cruz, cerca de 300 pessoas estarão reunidas no sábado (12) e domingo (13) para receber orientações de como administrar os recursos hídricos durante o período de estiagem. "Essas famílias vão ser instruídas como utilizar de maneira correta as cisternas, vão entrar em contato com ações que podem combater a desnutrição e de como utilizar esse benefício para diminuir a pobreza no campo durante a seca”, explicou. Nos próximos dias 18 e 19 de dezembro será a vez da cidade de Cerro Corá, que vai capacitar cerca de 100 beneficiários. Os cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos se estenderão até o mês de março do próximo ano.

As famílias cadastradas no projeto são membros do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, ou famílias que se encontram em estado de extrema pobreza. Além de levar uma alternativa para os problemas causados pela seca, o projeto também garante renda para a população. “Isso acontece porque recrutamos pessoas da própria comunidade para trabalhar na construção dos reservatórios de água”, disse Pablo Cruz. Segundo ele, a expectativa é que o universo de pessoas beneficiadas possa ser ampliado. “Um novo convênio deve ser firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social para a construção de mais quatro mil cisternas”, completou. A ampliação vai totalizar 9.150 cisternas até dezembro do próximo ano, o que beneficiará cerca de 450 mil pessoas.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Assecom/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário