sábado, 12 de dezembro de 2009

DESCENDENTES DA FAMÍLIA LIMÃO DE PATÚ-RN

Descendente da Família Limão 1905

Estudante do Curso de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Stanyslau localizou Fernando Limão na Comunidade Mulunguzinho na periferia de Mossoró, que afirma ser descendente de Etelvina Limão, casada com um ex-escravo do Coronel João Dantas de Oliveira, desafeto de Jesuíno, e depois de estabelecido o conflito familiar migraram para Serra do Mel, também na região Oeste do Estado.

Segundo Epitácio Andrade, membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o depoimento de Stanyslau Isídio contribuiu para compreender uma estratégia de sobrevivência da família Limão, que foi a conversão para o sobrenome Lima. Stanyslau diz que é da descendência de Feliciano Limão, que para evitar o confronto com os Brilhantes migrou para Lavras da Mangabeira no Ceará, onde foi vítima de um atentado, supostamente praticado pelos Brilhantes, saindo ileso, e daí mudou-se para Sobral, também no Ceará, onde modificou o nome para Lima. De Sobral, seus descendentes Pedro e Benjamin Isídio de Lima, vieram para o Sítio Patu de Fora, onde constituíram os principais troncos da atual família Lima.

“O depoimento de Stanyslau Lima ratificou as informações de Emanoel Amaral sobre o Saco dos Limões de mais de 30 anos, quando reproduziu a fotografia do patriarca, e apontou rotas migratórias da família Limão, entre elas, está a rota das serras do sertão central”, avaliou o Pesquisador Epitácio Andrade.

Fonte: Blog da Folha Patuense.

2 comentários:

  1. Eu Macelio Cordeiro Alves, também sou descedente de limão, pois meu avô era Luiz Rodrigues limão, moravam no sito coroatá municipio de Patú, eu moro em Caicó/RN.

    ResponderExcluir
  2. Eu Marcos Martins Limão tambem sou descendente de uma familia Limão , só que esta familia é do estado de Sáo Paulo na cidade de Bauru eu gostaria de saber se por um acaso eu tambem faço parte dessa familia do RN pois tambem gostaria de poder saber da minha arvore genealogica , caso você possa saber de alguma coisa por favor me mande um Email (superlimao10@hotmail.com) ,desde já eu agradeço .

    ResponderExcluir