quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PREFEITOS E BANCADA FEDERAL DO RN DEBATEM CRISE EM BRASÍLIA:

Prefeitos do Rio Grande do Norte se reuniram ontem com os deputados e senadores da bancada federal em Brasília para cobrar apoio à implementação de soluções para a situação de crise financeira enfrentada pelos municípios potiguares. O encontro reuniu o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito de Lajes Benes Leocádio (PP), e prefeitos dos maiores municípios do estado, como Micarla de Sousa (PV), de Natal, Maurício Marques (PDT), de Parnamirim, e Fafá Rosado (DEM), de Mossoró.


Encontro reuniu prefeitos da Região Metropolitana de Natal e do interior Foto: Gerson de Castro/Divulgação
Durante o encontro, o deputado Henrique Eduardo Alves, líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, anunciou para a próxima terça-feira, em horário a ser definido, uma reunião de uma comissão dos prefeitos e integrantes da bancada federal com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo Micarla, o principal pleito é com relação às questões financeiras. Para ela, a reunião foi proveitosa, porque foi possível apresentar problemas pertinentes a todos os municípios. "Nenhum está fora dessa problemática. A população cobra que os prefeitos realizem pelo menos o mesmo trabalho que vinha sendo feito pelas gestões anteriores e que tinham um volume de recursos maior", disse a prefeita de Natal.

Os gestores do Rio Grande do Norte também prepararam uma carta, que será endereçada ao presidente Lula e à ministra chefe da Casa Civil Dilma Roussef, expondo as dificuldades para manter funcionando serviços básicos essenciais à população. O documento é encerrado com cinco solicitações pontuais dos prefeitos: liberação imediata das emendas, individuais e coletivas, pertencentes à bancada federal do Rio Grande do Norte; cumprimento da lei 12.058/2009 que trata das compensações financeiras aos municípios; maior agilidade na liberação dos recursos de projetos contratados junto ao agente financeiro Caixa Econômica Federal; apoio à proposta de distribuição dos royalties oriundos das operações do pré-sal para todos os estados brasileiros; e cumprimento da Lei 11.738 / 2008, que trata do piso salarial dos professores.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário