terça-feira, 3 de novembro de 2009

SERRA DO MEL-RN 7,5 MIL EMPREGOS DIRETOS:

Serra do Mel - Começou há 15 dias a safra de caju e castanha da Serra do Mel. A previsão de safra para este ano é de 10 mil toneladas de castanha e 100 mil toneladas de caju. A castanha é 100% aproveitada, já o caju o aproveitamento não chega a 5%. Os 5% transformados em suco vão gerar mais de 7,5 mil empregos diretos, forçando o município a importar mão-de-obra do Alto Oeste e até do sertão paraibano de agora até fevereiro do próximo ano.
A boa safra de caju e castanha neste ano é reflexo do bom inverno de 2008 e 2009. A safra deveria ter começado no início de outubro, mas, segundo Anchieta Martins, extensionista no município do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), os ventos frios de outubro derrubaram parte da primeira florada. "A segunda florada, no entanto, está sendo muito boa e acredito que as outras quatro serão do mesmo jeito", conta o colono.
Ainda conforme o extensionista, a Serra do Mel foi projetada em 1972 pelo então governador José Cortez Pereira de Araújo para ser a mola propulsora da economia na região Oeste, através da produção de castanha e caju. Tem 22 vilas rurais e uma administrativa. Nas 22 vilas, estão distribuídos 1.196 lotes, onde estão plantados mais de 4 milhões de pés de cajueiro. A espécie que está mais produzindo é o tipo Anão Precoce, desenvolvida em Pacajus, no Ceará.
O município tem aproximadamente 10 mil habitantes e espera receber logo a partir da próxima semana mais de cinco mil trabalhadores de várias regiões do Estado, principalmente a região do Alto Oeste e sertão Paraibano, segundo informa o secretário Manoel Lourenço Neto, da Secretaria de Agricultura. "Estas pessoas vão trabalhar na colheita de caju e da castanha", destaca.
É o caso do agricultor Elias Soares do Nascimento, que trabalha no lote de 50 hectares do colono Euzébio Maia há cerca de 20 dias. Assim como Elias, centenas de outros trabalhadores estão chegando aos poucos nas vilas. "Estou colhendo de 150 a 200 caixas de caju por dia para vender a uma fábrica no Estado do Ceará. Lá eles fabricam suco. Mas a maioria dos outros produtores não aproveita o caju. Apenas colhem a castanha e jogam fora o caju" relata o colono Euzébio Maia.

Coopermel vai produzir 4 carretas de suco por dia
A Cooperativa Agroindustrial de Colonização da Serra do Mel (COOPERMEL), que teve sua estrutura resgatada do Banco do Nordeste há poucos meses, foi alugada pelos sócios a empresa Sucomel, de Assu, que vai processar cerca de 150 mil quilos de caju/dia, produzindo 120 mil quilos de suco, o que equivale a 4 carretas/dia.
Por dia, a unidade vai beneficiar mais ou menos 15 caminhões de caixas de caju e mesmo assim não vai processar (aproveitar na fabricação de suco) nem 3% da safra do município. Segundo o extensionista da Emater, Anchieta Martins, o restante do caju, ao invés de doce, suco ou ração para gado, ficará no chão, servindo de adubo nos pomares.
Toda produção de suco já foi vendida à empresa Fruteb, de Aracaju. Nesta semana, a empresa Fruted montou as linhas de suco e preparou a logística de caminhões que vão transportar o caju das vilas aos galpões da Coopermel, fez as contratações do pessoal que vão trabalhar na fabricação do suco e acertou os detalhes com os produtores para fazer a colheita do caju.
O gerente da Fruted, Nelson Santana, disse que a empresa também fabrica suco de goiaba, manga, abacaxi, uva, maracujá e cajá. "Neste ano, a empresa trabalha com a perspectiva de produzir 180 milhões de litros de suco no Nordeste. Na Serra Mel, esperamos produzir 120 mil litros de suco de caju/dia de quinta-feira desta semana até o mês de janeiro de 2010", revela o gerente.

COMEMORAÇÃO
O prefeito Josivan Bibiano de Azevedo e o presidente da Coopermel, Manoel Nazareno de Oliveira, comemoram a retomada da Coopermel do Banco do Nordeste. "Parcelamos o débito em 17 parcelas anuais de R$ 180 mil e contribuímos com a geração de milhares de empregos direitos, que representa dinheiro no bolso do colono, do trabalhador, por consequência no comércio da Serra do Mel, de Mossoró, enfim de toda a região Oeste", destaca o prefeito

Fonte: Jornal de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário